Segunda-feira, 29 de Setembro de 2008

HIPER (ACTIVIDADE)?

 

A hiperactividade é uma doença que se encontra directamente relacionada com o comportamento. Por isso, a desordem do défice de atenção com hiperactividade, assim denominada, trata-se de uma problemática que começa por criar dificuldades de aprendizagem e de adaptação, especialmente nos primeiros anos de vida.

Não pode ser considerada uma condição circunspecta à infância, pois em muitos casos prolonga-se até à idade adulta, não sendo ultrapassável apenas com o desenvolvimento.

Estudos indicam que a base desta perturbação é essencialmente neurológica, sendo que factores genéticos e experiências ambientais também podem contribuir para moldar o comportamento. No entanto, importa desmistificar que não é a forma como a criança é educada, a formação dos pais ou o seu estatuto social, que contribui para uma maior afecção da doença.

Estima-se uma prevalência de 3-20% em crianças em idade escolar, sendo os rapazes os mais afectados.

Actualmente, dado o aumento das expectativas académicas em prol dos educandos, têm sido elaborados mais diagnósticos.

Embora as manifestações clínicas possam ser precoces, é na escola, meio privilegiado, que estas mais se fazem sentir. A inatenção, hiperactividade e impulsividade constituem 3 sinais aos quais se deve estar atento.

Estas crianças evitam tarefas que requeiram concentração, distraem-se com facilidade e não prestam atenção ao que se lhes diz.

A hiperactividade resulta numa extrema incapacidade em controlar os impulsos em situações em que tal é requerido e socialmente correcto. Em ambiente escolar, estas crianças normalmente perturbam incessantemente as aulas, interrompem os colegas, alternam facilmente de actividade e não conseguem manter-se sentadas durante um certo período de tempo. Não raras vezes, esta característica, quando associada à impulsividade, pode aumentar o risco da ocorrência de acidentes pessoais.

Crianças com este síndrome costumam ser desorganizadas, desajeitadas, com pouca aptidão desportiva, têm um aproveitamento escolar irregular, e não são muito sociáveis.

Antes de efectuar o diagnóstico importa verificar a existência (ou não) de outras doenças associadas (com especial destaque para a visão e audição). Há que considerar também o temperamento da criança, sexo e idade da mesma.

Após o diagnóstico, pais, professores e outros educadores devem ser esclarecidos e aconselhados pelo técnico de referência acerca das melhores estratégias a adoptar. É fundamental que entendam esta perturbação como um problema de saúde, ao invés de um problema de disciplina. Por isso, é importante valorizar sempre os aspectos positivos da conduta, evitando a crítica sistemática.

Os objectivos do tratamento depreendem-se com a melhoria da aprendizagem e do rendimento escolar.

O prognóstico costuma ser bastante positivo quando existe um bom apoio e acompanhamento psicoterapêutico.

:
Psicóloga às 16:25
link do post | favorito
De Alexandra a 13 de Abril de 2009 às 21:07
Olá.
Não sou portadora de hiperactivo. É o meu namorado que é hiperactivo. Estou a arriscar a minha decisão da vida com o meu namorado que amo muito e precisava como devo adaptar, reagir e lidar de viver, partilhar na vida com uma pessoa desta sintoma. Será violento? É natural que não faça mal a mim, como sou uma mulher. Temos diferença idade 5 anos. Sou mais velha, ele na casa dos 30 e eu na casa de quase 40 (falta pouco meses de fazer anos). Gostaria muito informações para compreender e lidar a vida para viver melhor com ele. Cumprimentos e atenciosamente.
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


Acerca de mim

Agosto 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

posts recentes

Transtorno de Personalida...

Transtorno de Personalida...

RE-ENCAMINHAMENTO DE CONS...

MARCAÇÃO DE CONSULTAS

AFINAL QUAL É O PAPEL DO ...

tags

acompanhamento em momentos de crise

adolescência

ajuda psicológica

alcoolismo

amor

asperger

ausência do blog

bipolar

bullying

cleptomania

consultas de psicologia

depressão

depressão na terceira idade

dislexia

esquizofrenia

hiperactividade

luto patológico

neurose fóbica

obesidade

pedidos de ajuda

pedofilia

psicologia

psicoterapia

sexualidade

sociedade

terceira idade

transtornos de personalidade

tricotilomania

todas as tags

links

Em destaque no SAPO Blogs
pub