Quinta-feira, 7 de Fevereiro de 2008

UM OUTRO ESPELHO DA VIDA: Mudanças na Adolescência

A adolescência é uma das etapas do desenvolvimento humano caracterizado por alterações físicas, psíquicas e sociais, sendo que estas últimas recebem interpretações e significados diferentes consoante a época e a cultura em que sujeito se insere.
Está compreendida entre o início da puberdade e o alcance da maturidade física e emocional.
Às mudanças físicas desde já conhecidas (nas raparigas o alargamento das ancas, crescimento do peito, aparecimento de pelos axilares púbicos, e início da menstruação; nos rapazes a modificação da voz, aparecimento da barba e de pelos axilares, desenvolvimento dos órgãos sexuais), associam-se alterações hormonais, que despertam desejos sexuais. É frequente o namoro começar na adolescência. Estas alterações também estão relacionadas com o mau humor ‘típico’ dos adolescentes. As alterações físicas acentuadas que sofrem podem ser geradoras de um mal-estar emocional, pelo que os jovens podem tornar-se depressivos ou apáticos. Há também situações em que um bem-estar excessivo leva a surtos de entusiasmo.
São também comuns reacções contra a autoridade, acompanhadas de um desejo de individuação. O jovem quer a todo o custo tornar-se independente, e expressa a sua personalidade. Contudo, o desejo em assumir responsabilidades e tornar-se independente pode surtir dificuldades com o manuseamento do desafio. Por isso, nalguns momentos eles podem agir de forma independente, e mais tarde voltarem a sentir o desejo de protecção e dependência.
As mudanças comportamentais dão origem a angústia, que deve ser reconhecida tanto pelo jovem, como pelos que o rodeiam.
É importante manter uma comunicação aberta e o mais clara quanto possível, de forma a ajudar o adolescente a ultrapassar as crises emocionais por que vai passando. O papel da família é muito importante nesta fase. Os pais (e demais familiares) devem procurar transmitir compreensão, simpatia, conselhos e discussões sobre todos os problemas fisiológicos e psicológicos que acompanham este período da vida.
Os adolescentes que levam mais tempo a amadurecer têm tendência para ter uma auto-estima melhor do que aqueles que amadurecem precocemente ou na idade normativa.
:
Psicóloga às 14:35
link do post | comentar | favorito
12 comentários:
De Gabriela a 19 de Abril de 2009 às 01:22
Como posso falar com você??
Sou uma adolescente e preciso de ajuda...
beijos
De Psicóloga a 20 de Abril de 2009 às 14:30
Tem o meu endereço de e-mail nas características de perfil:
consultaspsicologia@hotmail.com
De ines rocha constantino a 30 de Junho de 2009 às 12:29
eu estou a crescer, a mudar, e preciso de ficar afastada dos outros, mas como? eu preciso da vossa ajuda, eu jà tenho 17 anos, jà sou uma adolescente, e eu quero ter outra vida, mas pessoal
De Psicóloga a 30 de Junho de 2009 às 15:01
Inês,

Esse período de isolamento de que necessita é normal, desde que não se torne excessivo, nem demasiado restritivo.
Se pretender esclarecer melhor esse assunto, envie um e-mail para consultaspsicologia@hotmail.com
Pode também adicionar este endereço ao seu MSN, vou estando online consoante a minha disponibilidade.

Tânia Alves.
De elaine sousa a 7 de Maio de 2010 às 13:46
oi,sou a lanny,vou completar 17 anos,a tipo minha vida é muito conturbada.brigo muito com meu pai,meu humor varia muito durante o dia,ora triste de mais,ora felix de mais;exijo muito atenção dos meus amigos,e quando eles nao podem me sinto totalmente abandonada,é uma angústia enlouquecedora;dizem que é fase mas isso nao me ajuda muito;as vezes sou muito agressiva,as vezes necessito de um colo;
é muito doloroso;
pode me ajudar,de alguma forma;
desde ja ,agradeço
bj
De bea a 16 de Novembro de 2010 às 22:30
Ola sou a bia e tenho 15 anos já me ocorreram todas as mudanças fisicas mas não me senti como os meus amigos com mudanças de humor requentes que nem sequer falavam com os pais !
Claro qe a curiosidade pelo sexo oposto acontece e eu tb sinto mas é o unico factor :S
Os meu samigos desabaam cmg e pergunta-me se já me senti assim e eu nunca me senti assim é normal?
fico á espera de resposta !
BJ
De Caio a 19 de Dezembro de 2010 às 02:36
Olá meu nome é caio tenho 14 anos , passei por mudanças fisicas e psicologicas , so que nao sou feliz .
Sou diferente de todos (pelo menos é isso que eu vejo) tenho uma prima que sempre esta do meu lado e ve e entende o meu "gosto" , todas as pessoas que eu conheço que é = a mim nao duram 1 semana na minha vida , ou seja , tudo que é bom dura pouco , sempre eu tenho que me mudar , viajar , sei la sempre tem alguma coisa que me segura para nao ficar perto destas pessoas com quem eu me identifico ... Gosto de ler, gosto praticamente de todos os tipos de musica gosto de variedades de filmes e pensso que sou o unico assim. Nao gosto de comentar isso com ninguem nem com a minha mae , ja fui em pscicologos mais tmb nao falo para eles ja tentei me matar umas 2 ou 3 vezes cortando o pulso , mais sempre soube que pra eu morrer cortando o pulso tenho que cortar praticamente até o osso ( oque é um pouco dificil de se fazer ) so comento isso com as pessoas que me entende tipo a minha prima, so falo isso para pessoas com quem eu sei que pode me dar algum conselho por favor nao inclua minha mae ela pensa que tem o filho mais normal e feliz do mundo.
Tudo que eu gosto nao dura nada, nao tenho uma boa relaçao de convivencia com meus pais divorciados nao falo nada para meu pai nem para minha mae, ja percebi que eles sao otimos pais, mais tmb percebi que eles nao entendem o filho que tem.
Sou pensativo a ponto de criticar coisas que eu sei que tem posibilidade de estar errado , se eu tiver inteligencia e certeza para criticar que 2+2 nao é = 4
vou até o fim para conseguir meu objetivo ainda completei meu suicidio por que ainda nao tentei todas as maneiras de consertar a minha vida , como agora estou tentando a internet , obrigado por ler.Qria ajuda mais por favor nao tente me da só 1 ajuda , ja tentei de tudo .abrç e bjs
De Jaqueline a 16 de Maio de 2011 às 02:41
Oiie...Caio eu nao sou a psicologa ! Mas eu tenho o mesmo problema que vc mais a diferença é que eu nao fico viajando direto....Mais tirando isso somos iguais, ja tentei me matar varias vezes...E odeio minha vida ! Mais fico feliz de encontrar alguem igual a mim... =)
De Fernanda a 3 de Maio de 2011 às 03:04
oi eu estou na adolescencia e estou passando por algumas coisas eu nao confio muito em mim me acho incapaz de certas coisas e me acho feia, gostaria de saber o que devo fazer para isso mudar, pois todos me dizem que tenho que amadurecer mas nao consigo
De Junio Carlos a 4 de Agosto de 2011 às 19:13
Ola...
Quero ajuda urgentemente!!!!!
Se puder me ajuda LOGO E DEPRESSA, agradecerei muito mesmo...
Bom, eu pareço um maluco maais as vezes pareço normal como todo mundoo... acho que estou em um começo de depressao, e isso vem me deixando mais depressivo ainda!
Eu sou apaixonado demais, romantico, amigoo, verdadeiro demais e acho que por nao ser nem um poquinho falso acabo me ferrando, sou companheiro.... e etc, para mim eu num sou normal cm as pessoas deste mundo, penso muito diferente de tOdo o mundo.. lhe peço que me ajude POOOORRRR FAVOOORR.. Escrevi este comentario chorando demais, pois eu quero ser normal, tenho 13 anos mais acho qe nao eh so por causa de ser um pre-adolescente e taal... essas coisas!!! Por favooor mesmo me ajude da forma mais complexa e facil doutor (a).. eu realmenti precisoo de ajuda medica, estou te emplorando por a sua ajuda ... tenho qe melhorar meu jeito ignorante, seco de tratar as peessoas, sou arrogante tbm, demais, e tem muito mais coisas,qe vc nem imagina qeu preciso lhe contar, bem vou me despedindo porqe se vc quiser me ajudar Deus te ajudara... meu Email e celular, sao esses debaixo, pode entrar em contato a qualquer hora se eu nao atender ligue ligue e ligue denovo poor favor, moro em itupeva - Sp, meu email: junio_carlos@ymail.com.. euu nao deixei meus telefones pq alguem poderia dar trotes e etc com eles, pois me mandem emails pra mim, pode me mandar mesmo pra me ajudar!!!!!
Obrigado...
De Sônia a 9 de Março de 2012 às 17:33
Meu filho de 13 anos está completamente fora de sintonia com o mundo real,ele cursa o 8º ano do ensino fundamental e não sabe ainda o que vai cursar no ensino médio,na verdade ele me disse que nem sabe o que é ensino médio, perguntei sobre o que ele conversava com os colegas no colégio ele disse que sobre outras coisas mas se mostrou indignado por eu achar que eles conversavam sobre o futuro deles. O que se passa na cabeça dos adolescentes hoje em dia?
Conversei com ele sobre o assunto expliquei o passo a passo para se seguir uma carreira, na hora pareceu interessado, mas depois foi como se a convbersa não tivesse existido,esta atitude é normal? O que eu faço?
De priscila a 18 de Março de 2012 às 01:56
precisoo mt de vc , vc tem algum contato tipo facebook ou msn pois tenho vergonha de falar me problema aqui

Comentar post

Bem Vindos ao meu Blog

MyCuteGraphics.com - Cute Glitter Graphics

Acerca de mim

Contador de Visitas

Hospedagem de Sites
Contador de visitas grátis

Users Online

online

Agosto 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

posts recentes

Transtorno de Personalida...

Transtorno de Personalida...

RE-ENCAMINHAMENTO DE CONS...

MARCAÇÃO DE CONSULTAS

AFINAL QUAL É O PAPEL DO ...

tags

acompanhamento em momentos de crise

adolescência

ajuda psicológica

alcoolismo

amor

asperger

ausência do blog

bipolar

bullying

cleptomania

consultas de psicologia

depressão

depressão na terceira idade

dislexia

esquizofrenia

hiperactividade

luto patológico

neurose fóbica

obesidade

pedidos de ajuda

pedofilia

psicologia

psicoterapia

sexualidade

sociedade

terceira idade

transtornos de personalidade

tricotilomania

todas as tags

Caixinha de diálogo

links

Bom Dia para todos

MyCuteGraphics.com - Cute Glitter Graphics